O
clima natalino recoloca em nossas agendas e corações o amor ao próximo, o
respeito, o carinho e, principalmente, a aliança resultante de todas essas
boníssimas intenções.
Lojista, dê carinho e atenção neste Natal |
É o
que espera todo e qualquer cliente recém-chegado ao mercado consumidor, especialmente aquele ou aquela que entrar na sua loja nas próximas semanas.
Seja para comprar ou para voltar para trocar presentes.
Depois
de várias décadas em que comprar significava se preparar para superar uma humilhação de classe, que obrigava
os mais pobres a vestir roupas de domingo e tentar a todo custo esconder que
morava nos bairros periféricos, nas favelas ou cortiços, chegou a época em que
todo mundo está orgulhoso da grana que carrega no bolso ou do crédito vinculado
aos cartões que tem na bolsa.
São
agora iguais de verdade. O poder de compra de um trilhão de reais por ano o comprova.
Por isso querem o mesmo sorriso (sincero), a mesma cumplicidade (de verdade) e
a mesma parceria que os vendedores e lojistas se acostumaram a oferecer, com
naturalidade, aos mais bem posicionados socialmente.
“Antes
de abrir a loja, o gerente deveria bater um papo com os seus lojistas e
estimulá-los a focar em cada freguês como pessoa essencial para garantir o
lucro, as comissões, os empregos e o sucesso comercial da loja ou da rede”,
ensina Celso Amâncio, presidente da Agência Consumidor Popular.
Praticar
o amor pela clientela é muito mais do que teatro. É uma questão de
sobrevivência no próprio emprego e do próprio negócio.
Por
isso, Celso Amâncio que passou 29 anos como diretor de crédito da Casas Bahia,
avisa: “Olhe o freguês ou a freguesa nos olhos; não assuma que não vai comprar
só porque tem um jeito simples, porque ninguém sai de casa para ir até sua loja
só para fazer turismo; ofereça água ou café; se tiver com crianças, as
perceba e as trate com gentileza”.
Amar
o próximo é fácil se já fizer parte de nossas atitudes. E é esse carinho que
cada cliente espera ganhar do lojista, do vendedor, da empacotadora e,
principalmente, dos profissionais que aprovam o crédito nessas festas natalinas
e de ano novo, insiste Celso Amâncio.
Por favor, nos conheça melhor clicando aqui
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