O amor sincero ajuda a vender |
No
Capítulo 2 do seu livro “A Erupção do Consumo Popular no Brasil” (título
provisório), com o título “Quem vem lá”, Celso Amâncio chama a atenção para a
interação que ocorre entre vendedor e cliente, em todas as compras presenciais.
“Interagimos
nos ambientes em que convivemos com as pessoas de nosso relacionamento através
dos cinco sentidos: tato, audição, visão, olfato e paladar”, escreve.
Nem
o vendedor lojista nem o consumidor, pobre ou não, deixam em casa esses cinco
sentidos quando se encontram frente a frente na loja, enquanto negociam a venda
e a compra da mercadoria.
E
são esses cinco sentidos que o consumidor (especialmente o de baixa renda) se
vale para complementar as dúvidas de linguagem, para tentar assimilar a explicação
técnica demais e, principalmente, para entender o descaso (explícito ou não) do
vendedor ou vendedora.
Celso
Amâncio alerta que “ao longo de qualquer compra (ou venda) as pessoas exalam suas
almas, vontades, cheiros, gostos e hábitos acumulados ao longo de suas vidas
profissionais e nas suas vivências nos respectivos grupos familiares, igrejas e
comunidades”.
Por
isso, qualquer descuido por parte do vendedor, o consumidor popular superará as
barreiras de classe, a distância dos bairros até o shopping e entenderá com
perfeição que seu cheiro incomoda ou que suas roupas ou linguagem não são do agrado do
vendedor. O tesão pela compra evapora. O relacionamento é sumariamente
interrompido.
A
alternativa para se evitar esses deslizes fatais que comprometem uma venda é
aprender a gostar de verdade do que se faz, ensina Celso Amâncio. “Gostar de
vender a ponto de transformar cada venda num ato de afeto e amor sincero pelo
cliente”.
Porque
o vendedor que aprende a amar sua clientela contagia cada freguês a ponto de a
compra ser apenas uma primeira etapa que transforma a venda num relacionamento humano, que
será a partir daí gostoso de ser lembrado tanto pelo consumidor quanto pelo
lojista. (Marco Roza é diretor de
comunicação da Agência Consumidor Popular)
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