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terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Buscar os retornos do atendimento humanizado

Se até aqui o comércio nadou em águas mais ou menos tranquilas, apesar de incertas, para 2015 anuncia-se o acirramento da concorrência pelos consumidores.
Porque quando se instala o ambiente de cortes no orçamento, de controle mais rígido dos investimentos governamentais, de maior rigor com as contas públicas etc acende-se, como é natural, o sinal de alerta. E todo mundo fica muito mais cuidadoso ao gastar.
Mesmo assim o comércio, as lojas, as distribuidoras continuarão a plena carga. Como a presença dos consumidores, principalmente, os que continuam na base da pirâmide, onde sempre estiveram e onde vão continuar por muito tempo.
Apenas com uma diferença: em 2015 serão muito mais seletivos, muito mais cuidadosos, muito mais temerosos de assumir prestações de longo prazo.
Como nenhum comerciante pretende ser vítima das novas políticas econômicas é hora de reajustar as estratégias e trabalhar para ampliar os ganhos adotando experiências que até então eram apenas cosméticas.
Uma das boas alternativas sugeridas por Celso Amâncio, presidente da Agência Consumidor Popular, é “voltar ao básico”. Ou seja, restabelecer a antiga aliança com os consumidores, quando predominava o atendimento personalizado, que permitia estabelecer laços de confiança, que consolidavam parcerias por longos períodos.
Celso Amâncio sugere o que testou na prática ao longo de 29 anos como diretor de crédito na Casas Bahia. Sempre inspirado e seguindo as orientações de Samuel Klein, que segundo Celso Amâncio, foi um “gênio na arte de se relacionar com consumidores e consumidoras da base da pirâmide”.
“Aprendi que um freguês bem tratado e humanamente respeitado é um dos melhores investimentos que uma loja ou rede pode fazer, com retornos garantidos em novas compras, com pagamento em dia das prestações e, principalmente, com o reforço da propaganda institucional ao falarem da nossa loja e do nosso atendimento para seus parentes e vizinhos”, diz Celso Amâncio.

Quem sabe alguns lojistas e gestores de rede estejam dispostos a seguir essa sabedoria em 2015. Se precisarem de ajuda é só acionar Celso Amâncio através da Agência Consumidor Popular.

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