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segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

As 5 etapas para envolver seus funcionários na lucratividade de seu negócio

John Coltrane: A Love Supreme
Ninguém imagina que um músico de uma orquestra, de um conjunto de jazz ou de uma banda de rock seja contratado e colocado num show no dia seguinte.
Celso Amâncio, presidente da Agência Consumidor, sabe disso porque antes do seu emprego na Casas Bahia, onde se tornou diretor de crédito e responsável pelo treinamento de mais de 50 mil novos funcionários, ganhava a vida como músico de jazz. Uma de suas inspirações era John Coltrane em "A Love Supreme". 
Infelizmente, muitas empresas (redes e suas lojas) adotam a rotina de contratações rápidas do novo funcionário que, geralmente, começa na função no dia seguinte.
Conforme o novo funcionário ou funcionária já nascesse sabendo das manhas do negócio e pudesse ser jogado no atendimento sem entender direito alguns detalhes importantes para garantir a lucratividade da empresa.
É importante que os gestores do negócio tenham consciência que o novato não sabe, por exemplo, qual é a filosofia do dono do empreendimento. O que evitaria muitas improvisações de novatos até bem intencionados mas que cometem erros absurdos, que se transformam em prejuízo com o tempo.
Por exemplo, o novato não sabe se deve ou não tratar com carinho e atenção cada cliente, independente da roupa e da cor da pele.
Não sabe se deve aceitar a palavra do cliente que atendeu no dia anterior e trocar a mercadoria ou se deve repetir o tratamento que recebia enquanto consumidor e tratar com desconfiança e rispidez o cliente.

Se você quiser ter acesso aos cinco passos iniciais que Celso Amâncio adota nos seus treinamentos em empresas de médio e grande porte e em redes e lojas Brasil a fora, por favor, clique aqui.

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