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domingo, 12 de abril de 2015

Como manter as vendas para a nova classe média empobrecida?

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No recente período de vacas gordas, com juros extremamente obesos, insistíamos na Agência Consumidor Popular que era o momento de voltar ao básico para vincular lojas e lojistas, donos de mercadinhos e gestores de redes de varejos com as decisões de compra dos consumidores populares.
O ruído das caixas registradoras abafaram nossos alertas. Apenas as empresas que atendemos diretamente se prepararam para o atual período de vacas magras que se inicia.
Celso Amâncio, presidente da Agencia Consumidor Popular, transferiu nas suas palestras, treinamentos e consultorias, sua vasta experiência e contatos diretos com os fregueses da Casas Bahia, ao longo de 29 anos, como diretor de crédito
“O povão consumidor, mesmo frustrado, voltará rapidamente para os hábitos anteriores de compra porque será pressionado, como sempre, pela necessidade; resta saber se quem vende, saberá se ajustar a esse recuo comportamental”, afirma Celso Amâncio.
Para manter as expectativas de venda é preciso considerar a volta dos hábitos antigos de compra:
1.     As pessoas chegam às compras com pouca disposição para assumir dívidas e pressionadas por necessidades; o lojista deve se esforçar para identificar a necessidade e sugerir a mercadoria que resolva essa necessidade e que se encaixe no orçamento da família;
2.     É hora de o vendedor deixar claro que está preocupado com as finanças do consumidor. Caso contrário, perderá a venda, pois o cliente desconfiará dos artifícios convencionais de empurrar a mercadoria, para resolver as metas de venda do lojista ou do vendedor;
3.     Cuidado com os artifícios de esconder os menores preços e oferecer primeiro as mercadorias com preços mais altos. Será um tiro no pé do vendedor, que verá o consumidor popular, preocupado com o seu orçamento a médio prazo, escapar para a loja concorrente;
4.     Resgate os contatos (email, celular, endereço físico, datas de aniversário do freguês e de seus familiares) que estão basicamente nos bancos de dados das financeiras. É hora de se valer de todas as desculpas possíveis para reaproximar do consumidor popular, falar de sua loja, de seus produtos e principalmente, de seus preços e condições de pagamento;

5.     Entre em contato com a Agência Consumidor Popular e reserve as palestras de 50 minutos, no início ou fim do expediente, para ajudar seus gerentes e lojistas a resgatar os relacionamentos antigos com os consumidores populares.

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