Google Analytics

domingo, 7 de dezembro de 2014

O renascimento da mística da compra e venda

Chanel número 5
As mercadorias à venda, sejam elas carros, jóias, perfumes ou pares de sapatos, só nos interessam se atenderem imediatamente (ou a curto prazo) nossas necessidades.
Na maioria das vezes são as mercadorias que legitimam nossas funções emocionais e sociais. Só nos tornamos consumidores se tivermos dinheiro (a mercadoria universal) que nos habilita a respeitar os códigos de custo de criação, produção e de distribuição agregados às mercadorias que desejamos.
Só depois dos entendimentos que se estabelecem entre os porta-voz da mercadoria e do dinheiro, ou seja entre vendedor e comprador, é que ela se desliga do vendedor e se submete aos desejos e vontades do comprador.
Nos tornamos humanos ao aprender a trocar nossos excedentes. O que percebemos nos tempos atuais, em muitos agrupamentos humanos, é que as mercadorias desumanizaram as relações sociais e emocionais dos seus porta-vozes, os vendedores e consumidores.
Mas as mercadorias só podem trocar de mãos e se ajustarem às necessidades de quem as consome ao se realimentarem da criatividade humana. Essencial para lhes dar sentido e agregar beleza e conteúdos para serem capazes de seduzir as almas que sustentam sua circulação.  
Por isso, cada vez mais são mais bem sucedidas as mercadorias que nos sensibilizam através do design e das interfaces amigáveis. E que, com o tempo, aprendem a impor um relacionamento essencialmente humano aos seus porta-vozes, vendedores ou compradores. Que deverão ser cada vez mais diplomatas para ajudarem as mercadorias a circular.
O que eliminará, aos poucos, mesmo nos rincões do mundo, mesmo nas lojas de shopping ou de ruas brasileiras, o preconceito contra pobres e negros, o descaso com as pessoas mal vestidas, a falta de afeto e amor no tratamento com os consumidores da base da pirâmide que só recentemente chegaram ao mercado, porque tais atitudes impedem a fluidez da circulação dos bens de consumo.
E a pulsação essencialmente humana, presente em toda troca, renascerá em nossa época. Muito mais do que o acerto do preço, reaprenderemos a perceber as várias almas envolvidas na criação, produção e distribuição em cada compra e venda de um produto ou mercadoria que desejarmos.


Nenhum comentário: