Chanel número 5 |
As mercadorias à venda, sejam elas carros, jóias, perfumes ou pares de sapatos, só nos interessam se atenderem imediatamente (ou a curto
prazo) nossas necessidades.
Na maioria das vezes são as mercadorias que
legitimam nossas funções emocionais e sociais. Só nos tornamos consumidores se
tivermos dinheiro (a mercadoria universal) que nos habilita a respeitar os
códigos de custo de criação, produção e de distribuição agregados às
mercadorias que desejamos.
Só depois dos entendimentos que se estabelecem
entre os porta-voz da mercadoria e do dinheiro, ou seja entre
vendedor e comprador, é que ela se desliga do vendedor e se submete aos desejos
e vontades do comprador.
Nos tornamos humanos ao aprender a trocar nossos
excedentes. O que percebemos nos tempos atuais, em muitos agrupamentos humanos,
é que as mercadorias desumanizaram as relações sociais e emocionais dos seus
porta-vozes, os vendedores e consumidores.
Mas as mercadorias só podem trocar de mãos e se
ajustarem às necessidades de quem as consome ao se realimentarem da criatividade
humana. Essencial para lhes dar sentido e agregar beleza e conteúdos para serem
capazes de seduzir as almas que sustentam sua circulação.
Por isso, cada vez mais são mais bem sucedidas as
mercadorias que nos sensibilizam através do design e das interfaces amigáveis.
E que, com o tempo, aprendem a impor um relacionamento essencialmente humano aos
seus porta-vozes, vendedores ou compradores. Que deverão ser cada vez mais
diplomatas para ajudarem as mercadorias a circular.
O que eliminará, aos poucos, mesmo nos rincões do
mundo, mesmo nas lojas de shopping ou de ruas brasileiras, o preconceito contra
pobres e negros, o descaso com as pessoas mal vestidas, a falta de afeto e
amor no tratamento com os consumidores da base da pirâmide que só recentemente chegaram ao mercado,
porque tais atitudes impedem a fluidez da circulação dos bens de consumo.
E a pulsação essencialmente humana, presente em
toda troca, renascerá em nossa época. Muito mais do que o acerto do preço,
reaprenderemos a perceber as várias almas envolvidas na criação, produção e
distribuição em cada compra e venda de um produto ou mercadoria que desejarmos.
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